قالب وردپرسافزونه وردپرسقالب فروشگاهی وردپرسقالب وردپرسقالب صحیفه

LEMINSKANÇÕES – Disco 2 – Se nem for Terra, se Transformar / 2014

Nada permanece tanto ao invisível quanto a genialidade do artista. Assim a multiplicidade do curitibano Paulo Leminski continua a reverberar sobre as clássicas e modernas mídias de difusão da linguagem. Poeta, escritor e desbravador dos temas da natureza humana e das relações escritas e vividas em seu universo de migrações de culturas e de artes, Paulo Leminski continua perene em sua essência, inegável na história e necessário inspirador ao novo. Além de sua importância poética, Leminski também permeou suas obras pelo viés da música. Aos pesquisadores de sua obra e astutos por sua linguagem, era sabido que alguns clássicos interpretados por Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção e Paulinho Boca tinham província “Leminskiana” em sua autoria. A mais nova geração descobre aos poucos sua obra, porém, com mais interesse em sua investigação. O choque das gerações começa a conectar-se à origem dos pontos, a teia de sua série de mídias chega à um novo sentido sensorial.

Depois de seus clássicos literários, Paulo Leminski ganhou os museus mais importantes do Brasil e agora se apronta para o universo musical que tanto dele vivia, tão intenso e representativo quanto seus precedentes. “Leminskanções” é a nova obra projetada para além de sua vida. Após seis anos de pesquisas dedicadas aos arquivos musicais do artista, Estrela Ruiz Leminski, também escritora, poeta, compositora e cantora do “Música de Ruiz” em dueto com Téo Ruiz, acabam de concluir um belo álbum duplo com composições exclusivas, inéditas, e parcerias de um dos bigodes mais modernistas da literatura brasileira, seu pai, Paulo Leminski. A obra é assinada por “Estrelinski” e “Os Paulera” que também formam o elenco de corpo que apresenta e veste respeitosamente as canções do disco duplo juntamente com artistas integrados suas obras. “Os Paulera” compõe duas formações regionais entre Curitiba e São Paulo, onde aconteceram as gravações dos discos.

Um dos discos traz composições inéditas de Leminski – “Essa Noite vai ter Sol” – e o outro – “Se nem for Terra, se Transformar” – de canções em parceria e participação de outros amigos artistas como Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Serena Assumpção, Ná Ozzetti, Bernardo Bravo e André Abujamra. Para expandir as multiplicidades de um dos gênios que mais inspiram a geração vanguardista dos artistas e apaixonados por arte contemporânea, esse duplo disco chega em boa hora. Na aparente impossibilidade de alterar as intenções de um artista, “Leminskanções” chega para mostrar as causas e as possibilidades visionárias que estabelecem a verdade e a força do amadurecimento genuíno de um ícone, reconstruído de diversas formas por diferentes tempos, lugares e olhares. A mais nova obra que chega ao nosso acervo musical brasileiro não se trata apenas da manchete do “inédito”. A seleção apresentada traz um panorama coerente ao universo e conexões já estabelecidas em vida pelo autor. Numa fibra orgânica composta por pessoas, lugares, arte e seus pensamentos, tudo se reencontra nessa compilação que não é apenas bela, mas naturalmente compreendida em sua vontade que permanece além de nós.

FICHA TÉCNICA:
Produções de Natalia Mallo gravadas no estúdio Haru (São Paulo)
Produções de Fred Teixeira gravadas na chácara Asa Branca (Campina Grande do Sul/PR)
Vozes e overdubs gravadas nos estúdios Gramofone +musical (Curitiba/PR) e Haru (São Paulo), exceto voz de Zélia Duncan gravada no estúdio Do Beco (Rio de Janeiro/RJ) / Gravações adicionais nos home/studios Santa Gravina e WhoIs Records (Curitiba/PR.

Gravado por: Natalia Mallo, Fred Teixeira, Chico Santarosa, Du Gomide, Guilherme Correa e Valderval Filho.

Mixado por: Fred Teixeira no estúdio Gramofone +musical (Curitiba).

Masterizado por: Ray Staff no Air Studios Mastering (Londres – Inglaterra).

Produção Executiva: WhoIs Produções
(Coordenação: Téo Ruiz / Equipe: Bernardo Bravo, Michelle Hesketh e Viviane Medeiros)

Design Gráfico: Lado B Design (Marco Mazzaratto e Carina Cardoso)

Assessoria Fonográfica: WhoIs Produções
(Téo Ruiz, Vinícius Ruiz e Tatiane Gonçalves)

Baixar “Álbum: LEMINSKANÇÕES DUPLO (2014)” musicoteca-LEMINSKANCOES-2014.zip – Baixado 312 vezes – 163 MB

Profile photo of Web Mota
Mineiro, teve seu contato com o universo da música inter(independente) em 2003, quando se mudou de Minas para São Paulo aos 18 anos. Desde então dedicou-se a pesquisa e divulgação de novos artistas como lazer e paixão, totalmente independente.

Músicas / Álbuns

قالب وردپرسافزونه وردپرسقالب فروشگاهی وردپرسقالب وردپرسقالب صحیفه