قالب وردپرسافزونه وردپرسقالب فروشگاهی وردپرسقالب وردپرسقالب صحیفه

Sobre a musicoteca

Este texto registra os ideais da nossa filosofia e o, consequente, alinhamento da plataforma à priorização de um espaço público. A musicoteca oferece um catálogo de publicações com um “panorama” da produção musical brasileira dos últimos quinze anos. Sua curadoria é particular e conta com uma seleção de colaboradores de diversas localidades do Brasil e seus contatos com a música, os espaços e seus estimuladores e produtores. Essa amostragem é uma seleção baseada em suas vivências com os lugares, as histórias e suas experiências no encontro com a música, a partir da própria pluralidade que os atravessa e os constitui: cada um deles possui filosofias, ideologias e opiniões políticas próprias e independentes.

A musicoteca não é uma plataforma de abertura totalmente pública. Embora sua curadoria seja aberta para a pesquisa e recebimento de obras para audição, suas decisões são particulares e coincidem com a originalidade e diversidade proveniente das escolhas de seu conselho de colaboradores. As escolhas são baseadas muito mais na originalidade, poética, estética e a relação da obra ou artista com a história de um lugar, fato, ou tempo, do que no alinhamento a um determinado estilo e musicalidade. Priorizamos, assim, a construção de um acervo verdadeiramente plural.

Somos a favor da garantia de direitos conquistados por um povo. Somos contra a retirada de direitos. Direitos são conquistas de uma sociedade, de uma cultura e da história de um povo. Direito não se retira. E políticas sociais não devem ser feitas sem consulta à sociedade. Somos a favor de políticas de acesso e democratização de todas as artes. A arte é um bem à sociedade que sempre será seu co-autor e herdeira de suas consequências e pensamentos. Somos a favor de políticas que financiem todas as formas de arte, de incentivos culturais públicos como necessidade básica de acesso e integração e como patrimônio público, elevando e garantindo os direitos de seus autores/artistas como detentores de suas autorias. Incentivar sua difusão não tem a ver com sua desvalorização, valor, ou apropriação de seu autor ou sua intenção. Apoiamos, por um lado, toda e qualquer forma legal de financiamento que não exclua o acesso da sociedade e, também, os meios de pesquisa ligados a ideários culturais e de informação, assim como sua ampliação pública.

Todas as obras e autores dispostos em nosso acervo também possuem sua independência de interpretação e opinião pública. Acreditamos na liberdade da arte, do realizar e propor emoções, pensamentos e reações além de suas semelhanças ou divergências de opinião. Repudiamos toda e qualquer forma de preconceito, e contamos com a vigilância e sensibilidade de nossos colaboradores e leitores para que nos ajude a evitar ao máximo nossos erros em alguma possível reprodução de preconceito e crime. Nosso compromisso é dialogar pela importância da arte, do conhecer, e principalmente do respeitar. Por isso, deixamos aberto nossa linguagem não apenas para a fala, mas também para a escuta.

A musicoteca é uma plataforma independente, nunca foi financiada por incentivos públicos ou privados. Pela primeira vez, em 2017, a plataforma se abre para possíveis ideias que financiem sua permanência e desdobramentos de experiências também além do ciberespaço, tudo com o foco na experiência e reflexão artística. Sua ideia de financiamento parte de seguras premissas: garantir a disponibilidade das obras públicas a qualquer cidadão do mundo com acesso a internet, a independência de sua curadoria, o comprometimento com a experiência do usuário sem invasão de propaganda ou publicidade que comprometam a visibilidade das obras e suas informações. Sua possível publicidade ou financiamento devem dialogar com sua política e no oferecimento de ideias, de inspiração e não de consumo. Todo e qualquer incentivo público será informado àqueles que nos acompanham, em nossa página de “Atualizações”, como editais, projetos especiais, suas regras, valores e contrapartidas. Tudo publicado, atualizado e disponível integralmente, sempre que a plataforma estiver no ar.

A musicoteca é uma iniciativa de pessoas, vidas. Suas ideias e realizações são intrínsecas. Mas estamos sempre abertos a parcerias, diálogos, e sugestões que amplifiquem também o nosso conhecimento e novas descobertas. Sejamos história, transformação, arte e um momento que existiu ou continuará a existir.

Atenciosamente,
Web Mota

قالب وردپرسافزونه وردپرسقالب فروشگاهی وردپرسقالب وردپرسقالب صحیفه